terça-feira, maio 16, 2006

À malta que escreve

Alguém já ouviu falar nos Articuladores de Discurso?
Ah pois é... não sei quantos posts depois é que me vêm dizer que os tais existem, não é?
Será que os uso? Onde estão? Consigo identificá-los? E atribuir-lhes o seu verdadeiro valor?
O que me lixa na escrita são as regras. Não que me custe cumpri-las. Não que goste de as cumprir. Mas, porque aquelas que julgo conhecer não passam de reminiscências dos longínquos tempos de carteira, na Escola da Pena, frente ao rígido Senhor Professor Melim. Pequenas regras foram, de facto, ficando: "M" no meio das palavras, somente antes de um "B", como em bomba, ou antes de um "P", como em pompa, por exemplo. E, de repente, só me lembro desta. Sintomático, não?
Daí para cá, somente o bom senso e o ouvido me salvam. É o senso comum na ponta da esferográfica.
O que um gajo aprende. Para se achar burro.
Aprender é assumir o desconhecimento. Naturalmente.
Mas, Articuladores de Discurso... Dasse! Sabia lá...

Sem comentários: